terça-feira, 23 de outubro de 2007

BLACK GOLD

BLACK GOLD
Director: Nick Francis, Mark Francis
Writer: Nick Francis, Mark Francis
DVD 2007

Documentário sobre a produção e comercialização do café na Etiópia.

SIMPLESMENTE CHOCANTE PARA OS APRECIADORES DE CAFE EM TODO O MUNDO!
Uma cooperativa de café na Etiópia e forçada a vender o kilo de café a .25 cêntimos. Esta coorporativa produz um dos melhores cafés do mundo contudo o preço pago ao produtor nunca foi tão baixo !
Uma chávena de café em qualquer parte da Europa ou Estados Unidos custa ao consumidor por vezes 10 vezes mais!
O consumidor diário de café, na Europa ou América do Norte, acha que já paga muito caro por uma chávena de café ! Quantas vezes ouvimos algum dos nossos amigos dizer que a bica está muito cara? O consumidor assume que o cafée estáa a ser bem apgo na origem e que o agricultor estáa a ser bem pago. Contudo ao pensar assim o consumidor erra redondamente! Infelizmente uma das maiores vendedores de café ao consumidor que subiu nos últimos anos vertiginosamente na bolsa de valores - Starbucks - pagou tão mal o café ao agricultor na Etiópia que estes (na altura em que o documentario foi rodad) estavam a sofrer fome e miséria e tiveram mesmo que apelar para a ajuda a Cruz Vermelha...pais que trabalham de sol a sol nãao tẽeem dinheiro para dar de comer aos seus filhos, não tẽem possibilidades de comprar medicamentos e muito menos de os mandar para a escola ou simplesmente de lhes comprar uma peça de roupa ou sapatos baratos...

A pergunta que surge na boca de todos os consumidores é imediata:
Mas e porque é que vendem o café tão barato quando pagamos bastante por uma chávena de café em qualquer lado ?
A resposta é simples:
O preço do café é regulado pela bolsa de valores de New York e ninguém vai pagar mais do que for estabelecido...
O Café éuma induústria de 80 biliões de Dólares dominada por grandes coorporações tendo a cabeça KRAFT, NESTLE, PROCTOR & GAMBLE e SARA LEE.
A segunda pergunta que todos os consumidores vãofazer:
Se o café não lhes paga o suficiente porque é que não mudam de cultura e cultivam algo que pague melhor?
A Etiópia tem os melhores terrenos para o cultivo de café no mundo . O café da Etiópia é considerado dos melhores do mundo! O CAFÈ È ORIGINÁRIO DA ETIÓPIA. Como resultado, o governo designou aqueles terrenos para a cultura do café e nada mais pode ser produzido neles. Porém, a Etiópia não tem possibilidade de dar subsídios aos seus agricultores como o fazem outros países ricos do mundo ocidental.
Assim sendo, os agricultores impossibilitados de produzir outras culturas, e a receberem tão pouco pelo café que produzem, empobrecem dia a dia ... As mulheres que fazem a escolha do café ganham menos de .50 centimos por 8 horas de trabalho!
Um cafeiro demora 4 anos a desenvolver-se e estar pronto a produzir café... agora façam as contas...! Ao fim de 4 anos, e quando finalmente o cafeeiro produz café vendável, o nosso mundo , o mundo que gosta de beber café, sentado numa cadeira confortávelmente a ler um jornal e a conversar com amigos, ou até a diambular pela internet, paga um preço vergonhoso aos produtores!
O documentário BLACK GOLD deveria ser visto por todos nós!
È tempo de começarmos a pensar que os comfortos que temos no nosso mundo dependem muitas vezes da miséria de muitos outros !
Cabe a nós consumidores pararmos um pouco e pensarmos se é justo!
Uma das acções que pudemos tomar é a de procurar produtos com a marca “Fair Trade” ou “Comércio Justo”. Os produtos “ Comércio Justo” são vendidos não só em lojas próprias como também em milhares de supermercados e outros estabelecimentos em todo o mundo. Só temos que despender um pouco do nosso tempo (lembrem- se de 8 horas de trabalho a .50 centimos ao dia, lembrem-se de pais que não tẽem dinheiro para dar alimento aos filhos, lembrem-se de criançcas que precisam de escolas e hospitais,lembrem-se de gente que quer trabalhar e ser paga pelo que produz) a procurar no local onde vivemos onde encontrar esses produtos.
Para mais informação sobre Comércio Justo consulte a página
Reviravolta Comércio Justo e Solidário
http://www.reviravolta.comercio-justo.org/?page_id=8
Cabe a nós consumidores mudarmos as coisas para melhor e começarmos a fazer escolhas racionais e altruístas.




segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ex Presidente de Moçamique ganha prémio

O Ex-presidente de Moçambique Joaquim Alberto Chissano ganhou hoje o prémio Mo Ibrahim.
Este prémio foi criado para homenagear ex presidentes africanos que se tenham distinguido na liderança do seu país e foi pela primeira vez atribuido. O prémio tem o valor monetário de 5 milhões de dolares a serem distribuidos por um periodo de 10 anos -$200,000.00 poor

Porque é que o prémio tem que existir e ser recompensado monetáriamente?

O prémio Nobel também existe e também é um prémio recompensado monetáriamente. E quem questiona isso?

O Ex-presidente foi na realidade um presidente raro em Àfrica e se há alguém que o quer recompensar bem haja.

sábado, 20 de outubro de 2007

Para estrear a minha iniciação no mundo dos blogs escolhi um resumo de um livro bastante controverso e provocativo sobre Africa. Li e tornei a ler. Aqui deixo a sugestão e o meu resumo.

Livro: Africa in Chaos
Autor: Georbe B.N. Ayittey

Neste livro, o autor empreendeu a dificil tarefa de falar de 54 países Africanos cobrindo assuntos que vão desde a situação social, política e económica de África, passando por problemas de cariz racial, étnico, religioso, de classes, fronteiras, limitações geográficas, e arriscando no processo a crítica feroz de vários países. “África em Caos” expressa ao fim e ao cabo o que é discutido em segredo pelo povo Africano que se vê incapacitado de se expressar por medo de represálias.

África uma das regiões mais ricas do globo em recursos minerais tais como cobalto, diamantes, platina, ouro, fosfatos, petróleo, ferro, manganês, cobre, bauxite, níquel assim como produtos agrícolas tais como cacau, café, óleo de palma etc., está completamente devastada por uma situação caótica, onde a fome a doença e as guerras ganham terreno dia a dia.

Citando um Ex- Secretário geral da ONU, Boutrous Boutrous-Ghali, que disse que África “ estava em perigo de se transformar no Continente Perdido” , o autor analiza de um modo profundo e provocativo mesmo, a situaçao de crise sócio -político-económica de África, com o intuito de entendermos as raízes da crise. Contudo, para que possamos compreender a crise temos que primeiro distinguir entre Governantes Africanos ( uma elite predadora ) e o Povo Africano (cansado de guerras e assolado por doenças como a malaria e SIDA , incapaz de expulsar governos ou força-los a adoptar medidas correctas para a crise) e separar África Tradicional (que tem sido sempre associada com primitivismo, mas que, se virmos bem ainda funciona) e da África Moderna (rídicula e parasita, criada pelas elites reinantes de um sistema pós-colonial copiado e completamente alheio ás tradiçãcao onde prolifera a corrupção e o caos ).

Por outro lado, o livro dá a conhecer o papel que as potências estrangeiras têem tido em África desde os tempos coloniais até a época pós - colonial ( o efeito que esses sistemas colonias tiveram na estagnação de África ), e mais infere, que o futuro dessa interferência deverá ser em conjunção com os governos Africanos que deverão chamar a si a responsabilidade de investir num ambiente que é dificil mas não impossível. A posição dos países estrangeiros neste século XXI não deve ser só como um médico que prescreve uma medicação para resolver uma doença... ou de investimento com empréstimos enormes a governos dictatorias e corruptos que só sangram o pobre povo Africano... mas sim de ajudar os governos de cada pais a solucionar a crise usando os seus próprios meios e sem rejeitarem as suas próprias tradições e modos de estar na vida.

Por fim o autor enúmera 10 soluções ( a que ele chama os 10 Mandamentos para os intelectuais de África) para a resolução da crise em África que se seguidas puderão tirar África do caos em que caiu e levar a esperança aos milhares de africanos traumatizados.
Aguardo os vossos comentários.
.
A todos agradeço desde já a visita a este blog.
É o meu primeiro blog e, sinceramente, ainda não sei bem como estas coisas funcionam.
Para já estou ainda a aprender !
Contudo, a ideia de iniciar este blog,surgiu pois, ao pesquisar a net sobre tudo o que se passa e passou em África , achei que seria interessante iniciar um blog sobre uma região do globo que tanto contribui para a nossa vida e da qual tão pouco compreendemos.
Irei pondo resumos de livros que leio , assim como de notícias que oiço e de documentários que vejo.
Conto com a ajuda de todos os que me visitam para melhorar este blog e o tornar o mais interessante possível.
Obrigado pela vossa visita.
Um abraço a todos.